Fichas Pedagógicas
Modelo de Literacia Publicitária
A partir de nossas práticas de pesquisa e extensão, desenvolvemos um modelo que traduz teórica-metodologicamente a nossa prática de fomento de literacia publicitária para a construção de uma cidadania comunicativa em oficinas educomunicativas com crianças e adolescentes. Tal modelo consiste em fomentar habilidades por meio do uso da publicidade como suporte pedagógico em quatro eixos a fim de estimular a formação de sujeitos críticos, criativos e implicados com a transformação social.
Para isso, com base em Monica Fantin (2011), o objetivo é trabalhar habilidades mídia-educativas em quatro dimensões: cultural, crítica, criativa e cidadã.
Na dimensão cultural, estimula-se a ampliação do repertório cultural por meio da discussão de temas sociais que atravessam a publicidade.
Na dimensão crítica, fomenta-se habilidades para avaliar ética e esteticamente o conteúdo publicitário.
Na dimensão criativa, incentiva-se a expressão e a produção de informação de maneira crítica e responsável.
Por fim, na dimensão cidadã, busca-se promover a conscientização social e estimular o uso de recursos de mídia para construção de narrativas voltadas à transformação da realidade.
Clique aqui para visualizar algumas das nossas referências bibliográficas.
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/ Educação: Um campo em acção. In: Resenso, p. 383 - 393, 2005.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. In: Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 2010. p. 227-227.
FANTIN, Monica. Mídia-educação: aspectos históricos e metodológicos. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 27-40, 2011.
HOFF, Tânia Márcia Cezar. O texto publicitário como suporte pedagógico para a construção de um sujeito crítico. Comunicação & Educação, v. 12, n. 2, p. 29-38, 2007.
MATA, Maria Cristina. Comunicación y ciudadanía: problemas teórico-políticos de su articulación. Revista Fronteiras – estudos midiáticos. São Leopoldo, RS, VIII (1), janeiro/abril, 2006, p. 5-15.
SOARES, I. O. Educomunicação: o conceito, o profissional e a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.
Vamos promover a educação para a cidadania comunicativa?
Acesse gratuitamente as fichas pedagógicas do OPSlab.
Eixo 1 - Pensar o consumo midiático
Atividades que estimulam a reflexão sobre a relação entre hábitos e práticas de consumo de mídias com as realidades socioculturais.
Consumo e identidade
Atividade que estimula a reflexão sobre a relação entre práticas de consumo de mídias com a nossa realidade. Confira como aplicar. Confira como aplicar
Eixo 2 - Pensar o gênero publicitário
Atividade que estimula a reflexão sobre a relação entre hábitos e práticas de consumo de mídias com as realidades socioculturais. Confira como aplicar.
Afinal o que é mesmo publicidade?
Apresenta uma introdução sobre a publicidade, propondo reflexões sobre formatos, características, e influências. Confira como aplicar
Publicidade e sites de redes sociais
Reflete sobre a publicidade nos sites de redes sociais e sua influência nos hábitos e desejos de consumo. Confira como aplicar
Publicidade e séries, filmes e novelas
Discute a publicidade que se camufla no entretenimento audiovisual, bem como sua influência nos desejos de consumo. Confira como aplicar
Eixo 3 - Pensar a si e o outro
Atividade que estimula a reflexão sobre a relação entre hábitos e práticas de consumo de mídias com as realidades socioculturais.
Eu me vejo na publicidade?
Estimula a reflexão crítica sobre aspectos sociais e culturais visibilizados e invisibilizados na publicidade. Confira como aplicar
O que eu mudaria na publicidade?
Problematiza a falta de diversidade na publicidade e como isso pode afetar nossa maneira de ver e atuar no mundo. Confira como aplicar
Eixo 4 - Pensar o entorno social
Atividade que estimula a reflexão sobre a relação entre hábitos e práticas de consumo de mídias com as realidades socioculturais.
Quem fez minha roupa?
Conscientiza sobre como opera a indústria têxtil para além dos anúncios publicitários, e o seu impacto social e ambiental. Confira como aplicar
Detetive da moda
Estimula a consciência crítica sobre as contradições entre discurso e práticas das marcas que consumimos. Confira como aplicar
Consumo e meio ambiente
Aborda a diferença entre consumo e consumismo. Estimula a criação de ações que contribuam para o consumo cidadão. Confira como aplicar