Fichas Pedagógicas


Modelo de Literacia Publicitária

A partir de nossas práticas de pesquisa e extensão, desenvolvemos um modelo que traduz teórica-metodologicamente a nossa prática de fomento de literacia publicitária para a construção de uma cidadania comunicativa em oficinas educomunicativas com crianças e adolescentes. Tal modelo consiste em fomentar habilidades por meio do uso da publicidade como suporte pedagógico em quatro eixos a fim de estimular a formação de sujeitos críticos, criativos e implicados com a transformação social.

Para isso, com base em Monica Fantin (2011), o objetivo é trabalhar habilidades mídia-educativas em quatro dimensões: cultural, crítica, criativa e cidadã.

Na dimensão cultural, estimula-se a ampliação do repertório cultural por meio da discussão de temas sociais que atravessam a publicidade.

Na dimensão crítica, fomenta-se habilidades para avaliar ética e esteticamente o conteúdo publicitário.

Na dimensão criativa, incentiva-se a expressão e a produção de informação de maneira crítica e responsável.

Por fim, na dimensão cidadã, busca-se promover a conscientização social e estimular o uso de recursos de mídia para construção de narrativas voltadas à transformação da realidade.

Clique aqui para visualizar algumas das nossas referências bibliográficas.

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/ Educação: Um campo em acção. In: Resenso, p. 383 - 393, 2005.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. In: Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 2010. p. 227-227.

FANTIN, Monica. Mídia-educação: aspectos históricos e metodológicos. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 27-40, 2011.

HOFF, Tânia Márcia Cezar. O texto publicitário como suporte pedagógico para a construção de um sujeito crítico. Comunicação & Educação, v. 12, n. 2, p. 29-38, 2007.

MATA, Maria Cristina. Comunicación y ciudadanía: problemas teórico-políticos de su articulación. Revista Fronteiras – estudos midiáticos. São Leopoldo, RS, VIII (1), janeiro/abril, 2006, p. 5-15.

SOARES, I. O. Educomunicação: o conceito, o profissional e a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011. 

Vamos promover a educação para a cidadania comunicativa?

Acesse gratuitamente as fichas pedagógicas do OPSlab.

Eixo 1 - Pensar o consumo midiático

Atividades que estimulam a reflexão sobre a relação entre hábitos e práticas de consumo de mídias com as realidades socioculturais. 

Consumo e identidade

Atividade que estimula a reflexão sobre a relação entre práticas de consumo de mídias com a nossa realidade. Confira como aplicar.  Confira como aplicar

Eixo 2 - Pensar o gênero publicitário

Atividade que estimula a reflexão sobre a relação entre hábitos e práticas de consumo de mídias com as realidades socioculturais.  Confira como aplicar.

Afinal o que é mesmo publicidade? 

Apresenta uma introdução sobre a publicidade, propondo reflexões sobre formatos, características, e influências.  Confira como aplicar

Publicidade e sites de redes sociais

Reflete sobre a publicidade nos sites de redes sociais e sua influência nos hábitos e desejos de consumo. Confira como aplicar

Publicidade e séries, filmes e novelas

Discute a publicidade que se camufla no entretenimento audiovisual, bem como sua influência nos desejos de consumo. Confira como aplicar

Eixo 3 - Pensar a si e o outro

Atividade que estimula a reflexão sobre a relação entre hábitos e práticas de consumo de mídias com as realidades socioculturais. 

Eu me vejo na publicidade? 

Estimula a reflexão crítica sobre aspectos sociais e culturais visibilizados e invisibilizados na publicidade. Confira como aplicar

O que eu mudaria na publicidade?

Problematiza a falta de diversidade na publicidade e como isso pode afetar nossa maneira de ver e atuar no mundo.  Confira como aplicar

Eixo 4 - Pensar o entorno social

Atividade que estimula a reflexão sobre a relação entre hábitos e práticas de consumo de mídias com as realidades socioculturais. 

Quem fez minha roupa

Conscientiza sobre como opera a indústria têxtil para além dos anúncios publicitários, e o seu impacto social e ambiental. Confira como aplicar

Detetive da moda

Estimula a consciência crítica sobre as contradições entre discurso e práticas das marcas que consumimos. Confira como aplicar

Consumo e meio ambiente

Aborda a diferença entre consumo e consumismo. Estimula a criação de ações que contribuam para o consumo cidadão.                 Confira como aplicar