Roteiro de atividade

Consumo, publicidade e suas influências no meio ambiente

Objetivos de aprendizagem

● Identificar a diferença entre consumo e consumismo.

● Compreender o conceito de consumo consciente.

● Refletir sobre a influência da publicidade sobre o desejo ao consumo.

● Desenvolver ação que contribua para o consumo consciente.

Habilidades mídia-educativas trabalhadas

● Crítica

● Criativa

● Cultural

● Cidadã

Recursos

Projetor. Computador com acesso à internet para passar vídeo do YouTube. Duas cartolinas. Figuras de brinquedos e expressões de sentimentos impressas.

Metodologia

Exposição do tema. Discussão. Organização de evento.

ROTEIRO DA ATIVIDADE

Introdução (15 minutos)

A fim de mapear os conhecimentos prévios dos/as estudantes sobre o tema da aula, pergunte a diferença entre consumo e consumismo.

Após a manifestação da turma, passe o vídeo “A diferença entre consumo e consumismo”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xXRURt31Cw4 

Em seguida, resuma os conceitos definidos no vídeo, mostrando exemplos práticos. Sugestão:

● Consumo é quando compramos coisas que precisamos, na quantidade necessária. Nem mais nem menos. Por exemplo: meu tênis rasgou, eu vou na loja e compra um novo.

● Consumismo é quando compramos coisas sem pensar se realmente precisamos delas. Por exemplo: eu tenho 7 tênis, mas, depois de ver uma publicidade no intervalo da novela mostrando um novo modelo com a minha cor preferida, corri na loja e comprei.


Posteriormente, comente como a publicidade pode contribuir para práticas consumistas. Sugestão de reflexão:

● A publicidade é uma estratégia de comunicação para divulgação de produtos, serviços e marcas de empresas por meio de vários formatos compartilhados em diferentes meios de comunicação. Por isso, nos deparamos com anúncios no rádio, na televisão, na internet, em placas de rua que nos estimulam a desejar, ter e usar uma infinidade de produtos e serviços. Muitas vezes, fazendo com que a gente compre mais do que a gente precisa, o que contribui para tenhamos práticas consumistas. Práticas consumistas afetam o meio ambiente de forma negativa, já que a produção de lixo se eleva com o aumento do consumo.


Desenvolvimento (20 minutos)

Convide os/as estudantes a refletirem sobre como a publicidade pode influenciar o desejo de consumo nas crianças em relação aos brinquedos. 

Para isso, fixe 2 cartazes na lousa ou parede da sala. Escreva os seguintes títulos em cada um dos cartazes: “que brinquedos eu vejo na publicidade e sinto vontade de ter?”; “como me sinto quando eu não posso ter o que vejo na publicidade?”. 

No centro da sala, disponibilize figuras de variados brinquedos (ver material de apoio disponível ao final deste documento), além de figuras expressando sentimentos (ver material de apoio disponível ao final deste documento). 

Em seguida, peça que um estudante por vez escolha uma figura para fixar em cada cartaz e explique sua escolha relatando uma situação/experiência.


Fechamento (15 minutos)

Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula a partir da seguinte reflexão:

Como vimos nesta aula, a publicidade tem a função de divulgar produtos e serviços. Para isso, muitas vezes, ela se utiliza de nossos pontos vulneráveis, mexe com nossas emoções, sentimentos e desejos, podendo desencadear compras sem reflexão, consumo desenfreado, gerando muito lixo e prejudicando o meio ambiente. Afinal, já pararam para pensar que, muitas vezes, aqueles brinquedos que a gente não gosta mais viram lixo e demoram muito até sumirem do nosso planeta?

Por isso, é importante que a gente reflita sobre a publicidade que recebemos e nossas práticas de consumo. Não precisamos deixar de ter brinquedos, ou de querer outros. No entanto, é importante refletir se realmente precisamos daquele brinquedo desejamos. Uma dica bacana é quando tivermos algum brinquedo que não usamos mais, doar para alguém ou até trocar por outra coisa com um/a colega.


Em seguida, proponha que os/as estudantes organizem uma feira de troca de brinquedos em sua escola. A turma deverá construir cartazes de divulgação, informando o dia e o local em que acontecerá, bem como as instruções para participar. A ideia é que cada estudante que participe da feira leve um brinquedo para trocar. A confecção dos cartazes e distribuição pela escola pode acontecer na aula seguinte.

Material de apoio