Roteiro de atividade

Quem somos a partir do que consumimos?

Objetivos de aprendizagem

Mapear hábitos de consumo midiático dos participantes;

Refletir sobre como nossos hábitos de consumo midiático comunica quem somos e a que grupos pertencemos.

Habilidades mídia-educativas trabalhadas

● Crítica

● Criativa

● Cultural

Recursos

Quadro, giz/pincel, canetinhas, lápis de cor, template de rede social. 

Metodologia

Exposição do Tema. Discussão. Dinâmica em grupo.

ROTEIRO DA ATIVIDADE

Introdução (5 minutos)

Explique aos participantes os objetivos das atividades que irão desenvolver. Em seguida introduza o tema da aula levantando questões e reflexões a fim de mapear seus conhecimentos prévios.

Sugestões de questões/reflexões iniciais: 

"Já ouviram falar da palavra consumo? O que significa esse termo em nossa sociedade?"

Segundo o site Enciclopédia de Significados, "consumo é o ato de adquirir bens ou serviços por meio da compra e pode ser compreendido como uma das etapas da atividade econômica".  Nesse sentido, tem a ver com gastos, despesas, compras.

"Muitas vezes, associamos a prática de consumir somente a gastos inúteis e a atos por impulso, não é mesmo? Vamos ampliar essa visão? Para isso vamos pensar o que a gente assiste, curte, compartilha e discutir como tudo isso influencia quem somos e a que grupos pertencemos."

Desenvolvimento (35 minutos)

Após ter introduzido o tema, convide os estudantes a construírem seus mapas de consumo. Para isso, inicie a atividade com a seguinte indagação:

"Vamos nos conhecer melhor? O que vocês fazem nas horas livres quando não estão na escola?"

Deixar que os participantes respondam livremente. Após algumas manifestações, direcione as perguntas para o consumo midiático. Exemplo:

"Alguém aqui assiste televisão? Ouve rádio? E rede social, alguém usa? Quais? O que vocês fazem nos sites de redes sociais (assistem vídeos, publicam fotos, leem textos...)?

Já pararam para pensar que o que e como consumidos conteúdo na tv, no rádio, na internet dá pistas de quem somos? Já pararam para pensar que, por exemplo, o que a gente curte/segue e assiste diz muito sobre os nossos gostos e preferências?

Pensando nisso, eu queria convidar vocês  a apresentaram quem são por meio da construção de um perfil de rede social. Bora lá?!

Em seguida, entregue folha com template que simula o perfil do TikTok para que os estudantes construam seus mapas de consumo.

Oriente os participantes a indicar um nome de usuário, desenhar uma imagem de perfil e escrever nos retângulos disponíveis no template quais são seus interesses/gostos em relação à música, filmes, programas, livros, jogos etc.

Fechamento (10 minutos)

Quando todos concluírem seus mapas de consumo midiático, peça que apresentem aos demais colegas. À medida que forem apresentando, discuta com a turma como é possível conhecer uns aos outros a partir de informações sobre o que se consome de mídias no tempo livre. Algumas questões provocadoras que podem ser usadas para estimular a discussão:

O que esses hábitos de consumo são capazes de dizer sobre cada um de nós e sobre a nossa sociedade?

De que forma o jeito como consumimos conteúdos nas mídias influencia no nosso dia-a-dia e nas nossas relações?

● Os conteúdos apresentados foram muito diferentes entre si ou muito parecidos uns com os outros? O que isso revela?

Atividade extra: Mapa de consumo de alguém que eu conheço

Entregue para cada estudante duas folhas com template de mapa de consumo. Peça para que escolham duas pessoas do seu convívio (d preferência de idades diferentes, exemplo: mãe e irmão; avô e prima) e perguntem para elas:

● O que assistem na TV? Que tipos de programas?

● Quais redes sociais usam?

● Que jogos e aplicativos gostam?

● Quais seus livros preferidos?

● Que tipos de música costumam ouvir? E onde ouvem?

Com as repostas, cada estudante deverá:

Construir o mapa de consumo das pessoas que entrevistou. 

Observar as semelhanças e diferenças no conteúdo de cada mapa.

● Refletir sobre como os conteúdos do mapa comunicam a personalidade das pessoas entrevistadas.

Material de apoio

Roteiro de atividades em pdf

Template perfil de Rede Social