● Mapear hábitos de consumo midiático dos participantes;
● Refletir sobre como nossos hábitos de consumo midiático comunica quem somos e a que grupos pertencemos.
● Crítica
● Criativa
● Cultural
Quadro, giz/pincel, canetinhas, lápis de cor, template de rede social.
Exposição do Tema. Discussão. Dinâmica em grupo.
Explique aos participantes os objetivos das atividades que irão desenvolver. Em seguida introduza o tema da aula levantando questões e reflexões a fim de mapear seus conhecimentos prévios.
Sugestões de questões/reflexões iniciais:
"Já ouviram falar da palavra consumo? O que significa esse termo em nossa sociedade?"
Segundo o site Enciclopédia de Significados, "consumo é o ato de adquirir bens ou serviços por meio da compra e pode ser compreendido como uma das etapas da atividade econômica". Nesse sentido, tem a ver com gastos, despesas, compras.
"Muitas vezes, associamos a prática de consumir somente a gastos inúteis e a atos por impulso, não é mesmo? Vamos ampliar essa visão? Para isso vamos pensar o que a gente assiste, curte, compartilha e discutir como tudo isso influencia quem somos e a que grupos pertencemos."
Após ter introduzido o tema, convide os estudantes a construírem seus mapas de consumo. Para isso, inicie a atividade com a seguinte indagação:
"Vamos nos conhecer melhor? O que vocês fazem nas horas livres quando não estão na escola?"
Deixar que os participantes respondam livremente. Após algumas manifestações, direcione as perguntas para o consumo midiático. Exemplo:
"Alguém aqui assiste televisão? Ouve rádio? E rede social, alguém usa? Quais? O que vocês fazem nos sites de redes sociais (assistem vídeos, publicam fotos, leem textos...)?
Já pararam para pensar que o que e como consumidos conteúdo na tv, no rádio, na internet dá pistas de quem somos? Já pararam para pensar que, por exemplo, o que a gente curte/segue e assiste diz muito sobre os nossos gostos e preferências?
Pensando nisso, eu queria convidar vocês a apresentaram quem são por meio da construção de um perfil de rede social. Bora lá?!
Em seguida, entregue folha com template que simula o perfil do TikTok para que os estudantes construam seus mapas de consumo.
Oriente os participantes a indicar um nome de usuário, desenhar uma imagem de perfil e escrever nos retângulos disponíveis no template quais são seus interesses/gostos em relação à música, filmes, programas, livros, jogos etc.
Quando todos concluírem seus mapas de consumo midiático, peça que apresentem aos demais colegas. À medida que forem apresentando, discuta com a turma como é possível conhecer uns aos outros a partir de informações sobre o que se consome de mídias no tempo livre. Algumas questões provocadoras que podem ser usadas para estimular a discussão:
● O que esses hábitos de consumo são capazes de dizer sobre cada um de nós e sobre a nossa sociedade?
● De que forma o jeito como consumimos conteúdos nas mídias influencia no nosso dia-a-dia e nas nossas relações?
● Os conteúdos apresentados foram muito diferentes entre si ou muito parecidos uns com os outros? O que isso revela?
Entregue para cada estudante duas folhas com template de mapa de consumo. Peça para que escolham duas pessoas do seu convívio (d preferência de idades diferentes, exemplo: mãe e irmão; avô e prima) e perguntem para elas:
● O que assistem na TV? Que tipos de programas?
● Quais redes sociais usam?
● Que jogos e aplicativos gostam?
● Quais seus livros preferidos?
● Que tipos de música costumam ouvir? E onde ouvem?
Com as repostas, cada estudante deverá:
● Construir o mapa de consumo das pessoas que entrevistou.
● Observar as semelhanças e diferenças no conteúdo de cada mapa.
● Refletir sobre como os conteúdos do mapa comunicam a personalidade das pessoas entrevistadas.