● Conhecer a definição de publicidade, sua linguagem, funções e elementos básicos que a compõe.
● Analisar criticamente a publicidade, por meio da identificação de sua linguagem e suas estratégias persuasivas.
● Desmistificar a função da publicidade, seu objetivo e suas estratégias de criação.
● Crítica
● Criativa
● Cultural
Projetor. Caixa de som. Papel A4. Canetinhas. Lápis de colorir.
Exposição do Tema. Discussão. Dinâmica em grupo.
Explique aos alunos que nessa aula eles irão conhecer o conceito de publicidade e refletir sobre suas características, linguagens e elementos básicos que a compõem. Depois, introduza o tema levantando questões a fim de mapear seus conhecimentos prévios.
Sugestões de questões: O que é publicidade? Qual a sua finalidade? Onde veem publicidade?
Após ter introduzido o tema, com ajuda da apresentação de slides disponível como material de apoio ao final deste documento, faça uma explanação sobre o assunto, explicando que a publicidade:
● É uma forma de comunicação que se caracteriza pela persuasão e, portanto, tem sempre a função de despertar nas pessoas o desejo de adquirir algo;
● Está presente em vários aspectos de nossa vida cultural e social, ou seja, em vários momentos da nossa vida cotidiana (quando a gente anda na rua, assiste TV, acessa a internet, joga um jogo, vai ao shopping, vai ao cinema etc.);
● É formada por alguns elementos que contribuem para a marca obter sucesso e conquistar seu público-alvo como, por exemplo, slogan, marca, mascotes etc.;
● Usa vários artifícios para atingir seu objetivo como, por exemplo, efeitos especiais, maquiagem, uso de photoshop.
Finalizada a explanação, divida os estudantes em grupos (de acordo com o tamanho da turma) e escolha uma das atividades a seguir:
Entregue, para cada grupo, um dos anúncios disponíveis no material de apoio ao final deste documento. Em seguida, peça para que analisem tal anúncio segundo os seguintes aspectos:
● Qual o produto está sendo vendido?
● Qual a marca do produto?
● Qual o público-alvo busca alcançar?
● Onde esse anúncio pode ter sido divulgado?
● Que informações traz sobre o produto? Essas informações são suficientes? São confiáveis?
● O que é usado como estratégia para chamar atenção do público-alvo (cores / imagens, mascotes, slogan, personalidades, personagens etc.)?
● O que acharam do anúncio? É bom ou ruim? Sentiram vontade de comprar o produto? Acham que outras pessoas sentiriam vontade de comprar?
Dê a cada grupo 10 minutos para analisar o anúncio. Posteriormente, peça para que apresentem suas análises. À medida que forem apresentando, promova uma discussão com toda turma a partir delas.
Entregue, para cada grupo, um dos cartões disponíveis no material de apoio ao final deste documento. Nos cartões, terão imagens indicando o produto que deve ser anunciado, o meio em que deve ser veiculado e o público que deve alcançar.
Dê a cada grupo 30 minutos para criarem seu anúncio. Disponibilize materiais como folha de papel A4, lápis de colorir e canetinhas para auxiliar os estudantes em sua criação. Em seguida, explique que eles poderão optar por apresentar suas ideias para toda a turma em forma impressa ou por meio de encenação.
À medida que os grupos foram apresentando suas criações, instigue a reflexão da turma por meio das seguintes questões:
● Qual o produto está sendo vendido?
● Qual o público-alvo busca alcançar?
● O que foi usado como estratégia para chamar atenção do público-alvo (cores / imagens, mascotes, slogan, personalidades, personagens etc.)?
● O que acharam do anúncio? É bom ou ruim? Sentiram vontade de comprar o produto? Acham que outras pessoas sentiriam vontade de comprar?