Roteiro de atividade

O que é publicidade, suas características e estratégias

Objetivos de aprendizagem

● Conhecer a definição de publicidade, sua linguagem, funções e elementos básicos que a compõe.

● Analisar criticamente a publicidade, por meio da identificação de sua linguagem e suas estratégias persuasivas.

● Desmistificar a função da publicidade, seu objetivo e suas estratégias de criação.

Habilidades mídia-educativas trabalhadas

● Crítica

● Criativa

● Cultural

Recursos

Projetor. Caixa de som. Papel A4. Canetinhas. Lápis de colorir.

Metodologia

Exposição do Tema. Discussão. Dinâmica em grupo.

ROTEIRO DA ATIVIDADE

Introdução (10 minutos)

Explique aos alunos que nessa aula eles irão conhecer o conceito de publicidade e refletir sobre suas características, linguagens e elementos básicos que a compõem. Depois, introduza o tema levantando questões a fim de mapear seus conhecimentos prévios.
Sugestões de questões: O que é publicidade? Qual a sua finalidade? Onde veem publicidade?


Desenvolvimento (40 minutos)

Após ter introduzido o tema, com ajuda da apresentação de slides disponível como material de apoio ao final deste documento, faça uma explanação sobre o assunto, explicando que a publicidade:

● É uma forma de comunicação que se caracteriza pela persuasão e, portanto, tem sempre a função de despertar nas pessoas o desejo de adquirir algo;

Está presente em vários aspectos de nossa vida cultural e social, ou seja, em vários momentos da nossa vida cotidiana (quando a gente anda na rua, assiste TV, acessa a internet, joga um jogo, vai ao shopping, vai ao cinema etc.);

● É formada por alguns elementos que contribuem para a marca obter sucesso e conquistar seu público-alvo como, por exemplo, slogan, marca, mascotes etc.;

● Usa vários artifícios para atingir seu objetivo como, por exemplo, efeitos especiais, maquiagem, uso de photoshop.


Finalizada a explanação, divida os estudantes em grupos (de acordo com o tamanho da turma) e escolha uma das atividades a seguir:

Atividade 01: Analisando um anúncio

Entregue, para cada grupo, um dos anúncios disponíveis no material de apoio ao final deste documento. Em seguida, peça para que analisem tal anúncio segundo os seguintes aspectos:

● Qual o produto está sendo vendido?

● Qual a marca do produto?

● Qual o público-alvo busca alcançar?

● Onde esse anúncio pode ter sido divulgado?

● Que informações traz sobre o produto? Essas informações são suficientes? São confiáveis?

● O que é usado como estratégia para chamar atenção do público-alvo (cores / imagens, mascotes, slogan, personalidades, personagens etc.)?

● O que acharam do anúncio? É bom ou ruim? Sentiram vontade de comprar o produto? Acham que outras pessoas sentiriam vontade de comprar?


Dê a cada grupo 10 minutos para analisar o anúncio. Posteriormente, peça para que apresentem suas análises. À medida que forem apresentando, promova uma discussão com toda turma a partir delas.

Atividade 02: Brincando de fazer um anúncio

Entregue, para cada grupo, um dos cartões disponíveis no material de apoio ao final deste documento. Nos cartões, terão imagens indicando o produto que deve ser anunciado, o meio em que deve ser veiculado e o público que deve alcançar.


Dê a cada grupo 30 minutos para criarem seu anúncio. Disponibilize materiais como folha de papel A4, lápis de colorir e canetinhas para auxiliar os estudantes em sua criação. Em seguida, explique que eles poderão optar por apresentar suas ideias para toda a turma em forma impressa ou por meio de encenação.


À medida que os grupos foram apresentando suas criações, instigue a reflexão da turma por meio das seguintes questões:

● Qual o produto está sendo vendido?

● Qual o público-alvo busca alcançar?

● O que foi usado como estratégia para chamar atenção do público-alvo (cores / imagens, mascotes, slogan, personalidades, personagens etc.)?

● O que acharam do anúncio? É bom ou ruim? Sentiram vontade de comprar o produto? Acham que outras pessoas sentiriam vontade de comprar?

Material de apoio