PESQUISA
O que ensina a publicidade? Possibilidades e desafios na apropriação crítica e criativa do texto publicitário
Tem como objetivo geral estudar o potencial da literacia publicitária para promoção de cidadania comunicativa no âmbito da educação básica. A investigação fundamenta-se na perspectiva de convergência entre comunicação e educação como campo teórico-prático transdisciplinar e da relevância do uso pedagógico das mídias no ensino básico para uma cidadania comunicativa. O enfoque metodológico do estudo é qualitativo, envolvendo pesquisa bibliográfica, bem como abordagem da pesquisa-intervenção. Espera-se com este estudo contribuir para diminuir a lacuna de pesquisas no campo da mídia-educação com foco na publicidade; fortalecer a reflexão acerca da perspectiva da mídia-educação como instrumento de aproximação entre cultura, educação e cidadania; evidenciar a relevância do fomento de competências em literacia publicitária para a formação de sujeitos ativos, críticos e criativos.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Trabalhos em Anais de Eventos
RUCKS, Arthur. G. N. ; CRAVEIRO, Pâmela S. U. Juventudes e Comunicação: Observando os sentidos fixados sobre as condições das juventudes brasileiras nas publicidades do ENEM de 2020 e 2022. In: 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2023, Belo Horizonte. Anais do 46º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. São Paulo: Intercom, 2023.
CRAVEIRO, Pâmela; TOLEDO, Thiago F. ; COUTO, Kely . Construção de cidadania comunicativa na educação básica: uma proposta metodológica de literacia publicitária. In: VIII Seminário Internacional em Mídia e Cotidiano, 2021, Niterói. ANAIS DO VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM MÍDIA E COTIDIANO: letramento e pensamento crítico em Comunicação, Informação e Educação, 2021.
GUEDES, Brenda L. ; CRAVEIRO, Pâmela . Estratégias de contrapublicidade infantil por marcas: atos de comunicação da Mercur vinculados a valores socioeducacionais. In: 30° Encontro Anual Da Compós, 2021, Evento online. Anais do 30° Encontro Anual Da Compós, 2021.
COUTO, Kely. #ELAÉNÚMERO1: a representação da mulher na publicidade da Brahma. In: 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021, Virtual. Anais do 44º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. São Paulo: Intercom, 2021.
FELIZARDO, Ivanna. ; CRAVEIRO, Pâmela . Qual o lugar da publicidade na pesquisa em Comunicação? Uma análise da produção dos Programas de Pós-Graduação das regiões Sul e Sudeste. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020. Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2020. p. 1-15.
SENE, Andrielly. ; TOLEDO, Thiago F. ; CRAVEIRO, Pâmela . A publicidade no GP Comunicação e Educação do Intercom: análise da produção de 2015 a 2019. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020. Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo, 2020. p. 1-15.
WOTTRICH, Laura; MAZER, Dulce; Monteiro, Maria Clara Sidou ; CRAVEIRO, Pâmela ; VIEGAS, Paula . A metodologia na prática de pesquisa em Comunicação: análise de teses e dissertações da região sul. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020. Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020. p. 1-12.
SENE, Andrielly. ; CRAVEIRO, Pâmela S. U . Uma análise quantitativa sobre o Estado da Arte acerca da relação entre comunicação memética e Marketing Político. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2019. v. 1.
Artigos em Periódicos
CRAVEIRO, Pâmela S. U.; TOLEDO, Thiago. Educação para a prática publicitária libertadora: extensão universitária e formação cidadã na graduação em Publicidade. Comunicação & Educação, v. 28, p. 42-57, 2023.
GUEDES, Brenda ; CRAVEIRO, Pâmela . Estratégias de contrapublicidade infantil por marcas: atos de comunicação da Mercur vinculados a valores socioeducacionais. Comunicação & Sociedade, v. 44, p. 165-196, 2023.
RUCKS, Arthur G. N.; FELIPPE, Alessandro; ALMEIDA, Cristóvão D. A literacia publicitária como incentivo para o exercício da cidadania comunicativa em sociedades democráticas. Comunicação Pública, v. 17, n. 33, 2022.
DE ASSIS, Ana Luiza; CRAVEIRO, Pâmela. Dilemas femininos compartilhados pela youtuber Nathalia Arcuri e suas seguidoras: uma discussão empoderada?. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 17, p. 135-152, 2021.
CRAVEIRO, Pâmela; VANNUCCHI, Helia; BOTELHO, Emile; LEITE, Mylena. Jogos como estratégia de aprendizagem em Teorias da Comunicação. Revista Temática, v. 17, p. 263, 2021.
SENE, Andrielly. ; FERREIRA, Dôuglas. ; CRAVEIRO, Pâmela. Adoção na Passarela: sentidos em torno da exposição de crianças e adolescentes. Animus, v. 19, p. 247-269, 2020.
FELIZARDO, Ivanna. ; CRAVEIRO, Pâmela. A publicidade como objeto de estudo: uma análise da produção dos programas de Pós-Graduação em Comunicação da região Sul. Revista Anagrama, v. 2, p. 1-17, 2020.
CRAVEIRO, Pâmela. Anúncios que divertem ou irritam: uma análise dos modos de apropriação do público infantil sobre a publicidade sobre a publicidade em sites de jogos. Educação, Cultura e Comunicação, v. 10, p. 129-140, 2019.
CRAVEIRO, Pâmela; LIMA, Renata. Publicidade e entretenimento: uma análise da presença de marcas na série Stranger Things. Cambiassu, v. 14, p. 215-234, 2019.
CRAVEIRO, Pâmela; BRAGAGLIA, Ana Paula. Alternativas éticas para a publicidade infantil: relato de uma experiência com publicitários em formação. Comunicação & Sociedade, v. 40, p. 83-104, 2018.
CRAVEIRO, Pâmela. Publicidade e infância: relato de uma experiência de literacia publicitária com crianças. Comunicação & Educação, v. 23, p. 171-183, 2018.
Capítulos de livro
CRAVEIRO, Pâmela; MONTEIRO, Maria Clara; MARTINS, Ingrid; TOMAZ, Renata. Persuasão indireta no YouTube: a publicização de marcas e produtos em canais para o público infantil. In: Ana Paula Bragaglia; Patrícia Burrowes. (Org.). A dissimulação na Sociedade de Consumo: um olhar crítico sobre as estratégias de persuasão indireta no marketing. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, v. 1, p. 295-327.
CRAVEIRO, Pâmela; WOTTRICH, Laura. Caminhos de uma metapesquisa metodológica. In: Laura Wottrich; Nísia Martins do Rosário. (Org.). Experiências Metodológicas na Comunicação. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, v. 1, p. 52-75.
Monteiro, Maria Clara Sidou ; CRAVEIRO, Pâmela Saunders Uchôa; Máximo, Thinayna Mendonça . Salve Bel para meninas: Discussões sobre a youtuber Bel e os direitos da criança e do adolescente no Twitter. In: Brenda Guedes; Bárbara Janiques de Carvalho . (Org.). Infâncias, juventudes e debates emergentes em comunicação. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, v. , p. 242-270.
SAMPAIO, Inês; CRAVEIRO, Pâmela. Dinâmicas de participação de crianças e jovens youtubers. In: Veriana Colaço; Idilva Germano; Luciana Lobo Miranda; João Paulo Barros. (Org.). Juventudes em Movimento: experiências, redes e afetos. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica, 2019, v. 1, p. 332-354.
Relatórios de Iniciação Científica
Ivanna Victória Rodrigues Felizardo. A publicidade como objeto de estudo na pesquisa em Comunicação. 2020. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. Orientador: Pâmela Saunders Uchôa Craveiro.
Mylena Leite Machado. A infância como objeto de estudo no campo da Comunicação. 2020. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. Orientador: Pâmela Saunders Uchôa Craveiro.
Andrielly Sene. A juventude como objeto de estudo no campo da Comunicação. 2020. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. Orientador: Pâmela Saunders Uchôa Craveiro.
Dissertações de Mestrado
TOLEDO, Thiago de Freitas. Publieducomunicação: a prática educomunicativa com adolescentes atravessada pela publicidade. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Pâmela Saunders Uchôa Craveiro.
COUTO, Kely Cristina Mendonça. As representações da mulher construídas a partir da publicidade #cervejeirasoueu da AMBEV. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientadora: Pâmela Saunders Uchôa Craveiro.
Trabalhos de Conclusão de Curso
Mylena Leite Machado. Diálogos entre a Educomunicação e o Mercado Publicitário: um caminho possível? 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientadores: Arthur Rucks e Pâmela Craveiro.
Lucas Rabelo. Mídia e juventude: Miley Cyrus e os valores sociais do que é ser jovem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientadores: Arthur Rucks e Pâmela Craveiro.
Bruno Marins Troui do Prado. O diabo veste Balenciaga? Análise do caso de erotização infantil nas peças da marca. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientadora: Pâmela Saunders Uchôa Craveiro.
Arthur Germano Nolasco Rucks. A literacia publicitária como possibilidade para o exercício da cidadania comunicativa na sociedade contemporânea. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Alessandro Mateus Felippe.
Camila Barros Saber. Humanização de marcas e pandemia da covid-19: o caso do cemitério Jardim da Ressurreição. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientadora: Pâmela Saunders Uchôa Craveiro.
Andrielly Silva Ramos de Sene. Entre batons, brilhos e sombras: uma análise da representação de meninas negras em embalagens de brinquedos de maquiagem. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientadores: Alessandro Felippe e Pâmela Saunders Uchôa Craveiro.
Ana Carolina Fernandes. A mercadorização da empatia na ação publicitária da Amstel: implicações éticas da hibridização de temas sociais e estratégias de publicização de marcas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientadora: Pâmela Saunders Uchôa Craveiro.
Larissa Thaíza de Souza Santos. Respeita a Mamacita! Limites éticos dos memes da Karol Conká por empresas do ramo alimentício. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientadora: Pâmela Saunders Uchôa Craveiro.
Lucas da Silva Pimentel. Análise da performance da ostentação nos videoclipes do MC Menor Mr. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Pâmela Saunders Uchôa Craveiro.
Thiago de Freitas Toledo. Educação para a prática publicitária libertadora: a contribuição da extensão para a formação crítica e cidadã na graduação em Publicidade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientadora: Pâmela Saunders Uchôa Craveiro.