Roteiro de atividade

A Publicidade em séries de televisão, filmes e novelas

Objetivos de aprendizagem

● Conhecer e diferenciar formatos e estratégias de publicidade em conteúdos de entretenimentos audiovisuais (filmes, novelas, séries).

● Avaliar e produzir informação de maneira crítica sobre a publicidade presente em séries e filmes no desejo de consumir produtos e serviços.

Habilidades mídia-educativas trabalhadas

● Crítica

● Criativa

● Cultural

Recursos

Quadro negro ou branco. Giz ou caneta piloto. Projetor. Caixa de Som. Acesso à internet para exibição de vídeos no YouTube.

Metodologia

Exposição do Tema. Discussão em grupo. Aplicação de exercício.

ROTEIRO DA ATIVIDADE

Introdução (10 minutos)

Peça para os/as estudantes listarem séries de tv, filmes e novelas que conhecem (podem ser exemplos direcionados ao público infantil, adulto ou jovem, e também distribuídos apenas em plataformas digitais) e escreva no quadro os nomes que mencionarem. 

Em seguida, explique que nessa aula eles/as vão analisar alguns desses produtos midiáticos, através do olhar crítico para a aparição de marcas e produtos em primeiro plano nas cenas ou sua utilização como acessórios em cenários. Ou seja, aprenderão a observar criticamente como essas marcas patrocinadoras (de filmes, novelas e séries) se infiltram no conteúdo de entretenimento e, por vezes, passam despercebidas.

Depois, introduza o tema levantando questões a fim de mapear os hábitos dos/as estudantes de consumo audiovisual. Sugestões de questões:

● Que tipo de séries televisivas/filmes vocês costumam assistir frequentemente?

● Quantas horas por dia costumam passar assistindo?

● Qual o gênero que mais gostam de assistir?

● Por que meios costumam assistir? Televisão, internet?

Posteriormente, estimule a reflexão sobre a lógica mercadológica que auxilia a criação e execução desses produtos midiáticos:

● Como será que os estúdios conseguem sustentar a criação de diversas produções multimilionárias ao mesmo tempo sem a certeza de que farão sucesso?

● Os patrocínios de marcas auxiliam no desenvolvimento desses conteúdos midiáticos. Mas como será que essas marcas conseguem se promover através deles?


Desenvolvimento (30 minutos)

Após ter introduzido o tema, com ajuda da apresentação de slides disponível no material de apoio ao final deste documento, faça uma explanação sobre o assunto, apresentando: 

● A definição e as características dos tipos de publicidades existentes em conteúdos de entretenimento audiovisuais (séries televisivas, filmes, novelas);

● Exemplos de marcas que apareceram em conteúdos audiovisuais e acabaram fazendo sucesso na internet, ao “viralizar”, ou seja, ser compartilhado milhares de vezes em sites de redes sociais;

● Tipos de níveis de aparição de marcas e produtos em conteúdos de entretenimento audiovisuais que se configuram como publicidades indiretas. Ou seja, anúncios com a intenção de convencer ao consumo de produtos/marcas diluída em um conteúdo de entretenimento. Nível visual: quando produto/marca aparece no cenário do filme, novela ou série. Nível verbal: quando algum personagem menciona o nome de produto/marca em cena. Nível integrado: quando produto/marca é inserido no enredo da novela, série ou filme de forma integrada com a realidade dos personagens.

Finalizada a explanação, provoque a reflexão da turma sobre a influência desse tipo de anúncios (indiretos). Algumas questões para estimular a discussão:

● Vocês percebem sempre que esses produtos e marcas aparecem em cena? Qual dos níveis (visual, verbal, integrado) costumam mais ver?

● Acham esse tipo de publicidade invasiva? Se incomodam quando aparecem produtos e marcas durante filmes, séries, novelas? Por quê?

● Acreditam que esse tipo de publicidade influencia o seu desejo de ter produtos que aparecem nesses programas? Qual dos níveis  (visual, verbal, integrado) parece ter mais potencial de influenciar? Por quê? 


Fechamento (10 minutos)

Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula a partir da seguinte reflexão:

● O lugar da publicidade, tradicionalmente, é nos intervalos dos programas, certo? No entanto, é bem verdade que ela aparece também dentro dos programas que assistimos. Essa prática, aparentemente despretensiosa, de encaixar produtos e marcas em cenas de filmes, novelas e séries é uma estratégia bastante invasiva, pois acaba pegando o telespectador de forma “desprevenida”. Afinal, ninguém está esperando ver publicidade fora do intervalo, não é mesmo? Então, essa estratégia acaba sendo muito vantajosa para as empresas divulgarem seus produtos e influenciarem os consumidores. 

● Como nos sentimos em relação a essa invasão publicitária cada vez maior? Qual o papel dos telespectadores como consumidores desses produtos audiovisuais em relação a esse uso constante da “publicidade em cena”? Como podemos desenvolver nossa senso crítico sobre esse tipo de estratégia?

À medida que os/as estudantes forem contribuindo com reflexões sobre essas questões, vá escrevendo os pontos chaves de suas falas no quadro, de modo a construírem uma reflexão em conjunto sobre a temática.


Exercício para casa

Três coisas que você precisa saber sobre a estratégia publicitária "produtos em cena".

Peça para os/as estudantes fazerem até 3 stories no Instagram, explicando, a partir dos aprendizados adquiridos na aula, 3 coisas que todo mundo precisa saber sobre publicidade em filmes, novelas, séries.

Os alunos podem produzir esses conteúdos da maneira que preferirem, acionando os recursos que quiserem (áudio, texto, imagens etc.).

Material de apoio