Roteiro de atividade

Detetive da Moda                                                             (continuação da atividade "Quem fez minha roupa?")

Objetivos de aprendizagem

● Avaliar e produzir de maneira crítica informação relacionada ao consumo de produtos da indústria têxtil.

● Desenvolver habilidades para utilizar recursos da mídia para a construção de narrativas críticas acerca do tema consumo consciente.

Habilidades mídia-educativas trabalhadas

● Crítica

● Criativa

● Cultural

● Cidadã

Recursos

Computador com acesso à internet ou cartolina, revistas, jornais, tesoura, cola, lápis de cor e canetinhas.

Metodologia

Discussão em grupo. Aplicação de exercício em grupo.

ROTEIRO DA ATIVIDADE

Introdução (10 minutos)

Comece a aula pedindo para que os grupos apresentem os achados da suas pesquisas solicitadas na aula anterior (Quem faz minha roupa?). Sugestões de perguntas para fazer aos grupos:

● Que marca escolheram para o projeto “Detetive da moda”? Qual o motivo dessa escolha? 

● O que acharam na pesquisa? Destaquem alguns aspectos.

● Essas informações foram coletadas de onde? (Aqui é válido retomar algumas das dicas e instruções comentadas na aula anterior a partir do “Guia para busca na internet”)


Desenvolvimento (25 minutos)

Explique que cada grupo deverá organizar essas informações que coletaram em um cartaz que será exposto no pátio da escola. O cartaz deverá conter o seguinte título: Marcas de roupas e consumo responsável. Disponibilize revistas, jornais, tesoura, cola, lápis de cor e canetinhas para a produção dos cartazes.

No lugar do cartaz, você pode pedir que cada grupo criem uma série de tweets (em formato de thread) reunindo as informações que coletaram. Peça que a turma crie uma hashtag para o projeto, que deve ser usada em todos os tweets dos grupos.


Passo a passo do exercício

1) Escolher uma marca de roupa que goste. 

2) Pesquisar sobre a marca. Quem são as pessoas envolvidas? De onde vem? Tem trabalho análogo à escravidão?  De onde vem a matéria-prima? 

3) Agora escreva os dados que você coletou, e reflita sobre essa marca. Será que vale investir seu dinheiro nessa marca? 


Fechamento (15 minutos)

Peça que cada grupo apresente seus projetos para a turma e digam o que aprenderam com a atividade.

Material de apoio