— Roteiro de atividade
Detetive da Moda (continuação da atividade "Quem fez minha roupa?")
Objetivos de aprendizagem
● Avaliar e produzir de maneira crítica informação relacionada ao consumo de produtos da indústria têxtil.
● Desenvolver habilidades para utilizar recursos da mídia para a construção de narrativas críticas acerca do tema consumo consciente.
Habilidades mídia-educativas trabalhadas
● Crítica
● Criativa
● Cultural
● Cidadã
Recursos
Computador com acesso à internet ou cartolina, revistas, jornais, tesoura, cola, lápis de cor e canetinhas.
Metodologia
Discussão em grupo. Aplicação de exercício em grupo.
ROTEIRO DA ATIVIDADE
Introdução (10 minutos)
Comece a aula pedindo para que os grupos apresentem os achados da suas pesquisas solicitadas na aula anterior (Quem faz minha roupa?). Sugestões de perguntas para fazer aos grupos:
● Que marca escolheram para o projeto “Detetive da moda”? Qual o motivo dessa escolha?
● O que acharam na pesquisa? Destaquem alguns aspectos.
● Essas informações foram coletadas de onde? (Aqui é válido retomar algumas das dicas e instruções comentadas na aula anterior a partir do “Guia para busca na internet”)
Desenvolvimento (25 minutos)
Explique que cada grupo deverá organizar essas informações que coletaram em um cartaz que será exposto no pátio da escola. O cartaz deverá conter o seguinte título: Marcas de roupas e consumo responsável. Disponibilize revistas, jornais, tesoura, cola, lápis de cor e canetinhas para a produção dos cartazes.
No lugar do cartaz, você pode pedir que cada grupo criem uma série de tweets (em formato de thread) reunindo as informações que coletaram. Peça que a turma crie uma hashtag para o projeto, que deve ser usada em todos os tweets dos grupos.
Passo a passo do exercício
1) Escolher uma marca de roupa que goste.
2) Pesquisar sobre a marca. Quem são as pessoas envolvidas? De onde vem? Tem trabalho análogo à escravidão? De onde vem a matéria-prima?
3) Agora escreva os dados que você coletou, e reflita sobre essa marca. Será que vale investir seu dinheiro nessa marca?
Fechamento (15 minutos)
Peça que cada grupo apresente seus projetos para a turma e digam o que aprenderam com a atividade.
Material de apoio