Roteiro de atividade

Quem fez minha roupa?                                                         Reflexões sobre consumo

Objetivos de aprendizagem

● Conhecer informações sobre a indústria têxtil, bem como sobre a importância de praticar o consumo consciente.

● Analisar os hábitos de consumo e a influência deles no seu entorno social.

● Avaliar de maneira crítica informação relacionada ao consumo de produtos da indústria têxtil.

Habilidades mídia-educativas trabalhadas

● Crítica

● Cultural

● Cidadã

Recursos

Quadro negro ou branco. Giz ou caneta piloto. Projetor. Computador com acesso à internet para exibir vídeo do YouTube.

Metodologia

Exposição do tema. Discussão.

ROTEIRO DA ATIVIDADE

Introdução (5 minutos)

Comece a aula perguntando à turma ‘Quem fez minha/sua roupa?’, anote as respostas no quadro. Observe se serão citados nomes de marcas. Caso os/as estudantes mencionem nomes de marcas, provoque eles/elas a pensar que não é a marca que faz as roupas, e sim pessoas que trabalham na indústria têxtil. 

Em seguida, explique que nesta aula eles/elas conhecerão informações sobre a indústria têxtil,  bem como sobre a importância de praticar o consumo consciente.


Desenvolvimento (30 minutos)

Mostre o trailer do documentário ‘The True Cost’, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DjncKUmpOZk.

Após a exibição do trailer, com o auxílio do material de apoio disponível ao final deste documentos, apresente alguns dados e informações sobre a indústria têxtil. Como por exemplo:

 ● A indústria têxtil é a segunda mais poluente, perdendo apenas para a indústria do petróleo.

● O equivalente a um caminhão de lixo carregado de roupas é queimado ou enviado para aterros a cada segundo no mundo. O consumidor médio comprou 60% mais roupas em 2014 do que no ano 2000, mas manteve cada peça em uso por metade do tempo.

● Roupas descartadas feitas de tecidos não biodegradáveis podem permanecer em aterros por até 200 anos.

● Milhões de trabalhadores vivem em situação análoga à escravidão no Brasil e no mundo.

● Um relatório do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos comprovou a existência de trabalho infantil e de trabalhos forçados na indústria da moda na Argentina, Bangladesh, Brasil, China, Índia, Indonésia, Filipinas, Turquia e Vietnã, entre outros países.

● Nossas roupas produzem aproximadamente 3% da produção global das emissões de CO.


Após a exposição dos dados, promova uma reflexão com os/as estudantes sobre essas questões e apresente o conceito de consumo consciente como uma proposta para mudar o cenário atual.  Com o auxílio do material de apoio disponível ao final deste documento, explique que todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e, consequentemente, na sua própria vida. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de escolha para construir um mundo melhor.


Fechamento (15 minutos)

Estimule os/as estudantes a sistematizarem os conhecimentos adquiridos na aula, perguntando a eles/as que tipo de questionamentos podem ser feitos antes de comprar alguma roupa nova, para que tenhamos uma prática de consumo mais consciente e responsável. Algumas sugestões de questões:

● Quem fez minha roupa?

● De onde vieram os materiais? A extração da matéria-prima respeita a natureza?

● Onde eles foram feitos?

● Como é trabalhar nesse lugar?

● Que tipos de pessoas estão envolvidas? Como é a vida dessas pessoas?


À medida que os/as estudantes forem mencionando possíveis perguntas/dicas, vá escrevendo-as no quadro, de modo a construírem uma espécie de “lista de dicas para o consumo consciente de roupas”.

Em seguida, proponha o desenvolvimento do projeto “Detetive da Moda”, a ser executado na aula seguinte*. Confira a seguir a sugestão de passo a passo a ser seguido no projeto:


Divida a turma em grupos de 3 a 4 estudantes.

Peça para que escolham uma marca de roupa que gostem ou que sempre desejaram comprar, e solicite que façam uma investigação sobre a empresa. Para essa investigação, oriente os/as estudantes a buscarem na internet  informações sobre, por exemplo, as pessoas que estão envolvidas na produção, possíveis escândalos envolvendo trabalho escravo, de onde vem a matéria prima das roupas, possíveis práticas sustentáveis da empresa.

Peças para que reúnam essas informações e levem para a aula seguinte. Com auxílio do Guia para buscas na internet (disponível no material de apoio ao final deste documento), mencione algumas instruções e dicas importantes na hora de pesquisar na internet.


*Veja o roteiro da atividade 'Detetive da moda' para aplicação.

Material de apoio