Roteiro de atividade

Eu me vejo na publicidade?                                                      Reflexões sobre representação e representatividade

Objetivos de aprendizagem

● Identificar a falta de diversidade social em anúncios e problematizar os impactos dessa prática para a sociedade.

● Analisar aspectos visibilizados e invisibilizados em um anúncio.

● Sintetizar e produzir informação de maneira crítica e criativa sobre representatividade na publicidade.

Habilidades mídia-educativas trabalhadas

● Crítica

● Criativa

● Cultural

● Cidadã

Recursos

Roteiro de comercial impresso. Projetor. Caixa de som. Computador com acesso à internet para exibição de vídeo no YouTube.

Metodologia

Dinâmica “escuta às cegas”. Exibição de vídeo. Discussão em grupo.

ROTEIRO DA ATIVIDADE

Introdução (10 minutos)

Peça para que os/as estudantes mencionem os tipos de anúncios com os quais eles têm contato: intervalo de programas da TV; antes, durante e depois de um vídeo no YouTube; quando ouvindo rádio; nos intervalos de uma música do aplicativo Spotify; posts patrocinados no Instagram. Solicite que citem os segmentos de produtos/marcas (beleza, esporte, comida, bebida, higiene, roupas, maquiagem, automóveis) que mais chamam sua atenção ao consumirem publicidade. Posteriormente, instigue a turma com a seguinte questão:

Que tipos de pessoas costumam aparecer nesses anúncios que vocês estão mencionando?

Na sequência, explique que nessa aula eles/as desenvolverão habilidades que lhes permitirão  avaliar criticamente o conteúdo desses anúncios e a refletir sobre o impacto das escolhas dos/as publicitários/as ao darem mais visibilidade a determinados grupos de pessoas do que outros. Para isso, eles/as deverão fazer um exercício de imaginação para compor mentalmente a cena de uma publicidade que você descreverá oralmente.


Desenvolvimento (35 minutos)

Diga para os/as estudantes que você lerá um roteiro de um anúncio em voz alta. Peça para eles/as fecharem os olhos e permanecerem dessa forma durante a leitura do roteiro. Explique que eles/as deverão imaginar as cenas da publicidade à medida que são descritas e, em seguida, deverão compartilhar com o restante da turma as imagens que criaram mentalmente. Deixe claro que é fundamental para a atividade que fiquem atentos aos detalhes narrados.


Leia em voz alta o roteiro do anúncio disponível no material de apoio ao final deste documento. Em seguida, diga para os/as estudantes abrirem seus olhos, entregue o Guia de Análise da Publicidade (disponível no material de apoio ao final deste documento) e peça para eles/as o preencherem de acordo com o que imaginaram em relação às cenas do anúncio narrado. 

Posteriormente, inicie uma discussão com a turma, a partir das perguntas presentes no Guia: 

Que marca/produto vocês acham que está anunciando?

Qual o objetivo da marca com esse anúncio?

Que pessoas aparecem no anúncio? Como vocês imaginaram que elas são fisicamente? Caso demorem a responder, estimular perguntando: qual a cor da suas peles? Que idades possuem? Qual suas alturas? Como são seus cabelos? São altas, medianas, baixas? São magras, gordas? Qual a  cor dos olhos delas? 

Como é o cenário do anúncio? A cena acontece em que lugar? Como vocês imaginaram esse lugar? Descrevam-no.


Após este momento, exiba para a turma o anúncio “Biquíni de Bolinha Amarelinha” -  Pantene Brasil, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=7iHfePTC5-w.


Posteriormente, inicie uma discussão problematizando a possível diferença entre as imagens mentais criadas e o que aparece de fato na publicidade. Algumas questões para guiar a discussão:

As pessoas que vocês imaginaram se parecem com as que estão no anúncio? Em que se assemelham e se diferenciam?

As pessoas que vocês imaginaram se parecem com vocês ou com quem vocês conhecem? Se sim, em que aspectos? Se não, em que aspectos são diferentes?

Que grupos sociais são visibilizados no anúncio? Que grupos são invisibilizados? Exemplo: brancos/ negros, pessoas magras /pessoas gordas, jovens/idosos.

Já notaram que a maioria das pessoas que aparecem em anúncios não representam a população brasileira? 


Em seguida, passe o vídeo “O poder da representatividade”, do canal no YouTube Nathana Lacerda, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=lVHTKdKIyZk 


Fechamento (5 minutos)

Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula a partir da leitura da legenda do vídeo assistido pelos/as estudantes:

REPRESENTATIVIDADE: por que existem padrões, por que nos comparamos e sempre perdemos, por que só gente jovem, magra, bonita e com aparência de rica tem voz na mídia? Onde estão as pessoas mais velhas, os índios, negros, gays, orientais, religiosos, os que não se encaixam em nenhum rótulo?!!! ONDE ESTÁ VOCÊ?

Você sabe qual o real valor da transformação da sua mensagem? Sabe o quão inspirador e impactante você pode ser pelo simples fato de se colocar a público e falar sobre o que acredita? Hoje nós refletimos sobre a importância de você ser a "voz" de um público que precisa de você! 


Exercício para casa

#RepresentatividadeImporta: compartilha essa ideia

Peça para os/as estudantes produzirem uma imagem para ilustrar um post de Instagram que teria como legenda o texto compartilhado anteriormente, referente à legenda do vídeo da Nathana Lacerda. Ver modelo de exercício disponível como material de apoio ao final deste documento.

Os/as estudantes podem produzir esse conteúdo da maneira que preferirem. Por exemplo, podem apresentar uma fotografia ou desenho autoral. Ou também podem apresentar uma imagem não autoral, desde que informem a fonte. 

Material de apoio