● Identificar e analisar a falta de diversidade social nos anúncios publicitários.
● Refletir criticamente sobre a influência da publicidade nos modos de ser, pensar e vivenciar o mundo.
● Sintetizar de maneira crítica e criativa conhecimentos sobre a importância da representatividade na publicidade e na mídia em geral.
● Crítica
● Criativa
● Cultural
● Cidadã
Impressão de materiais (anúncios e figura com bonecos). Fita adesiva. Revistas que possam ser recortadas. Tesoura sem ponta. Cola branca. Folhas A4.
Exposição do tema. Discussão em grupo. Atividade de colagem.
Inicie a aula fixando no quadro a figura de um boneco e uma boneca, disponível no material de apoio ao final deste documento.
Em seguida, peça para os/as estudantes descreverem fisicamente uma brasileira e um brasileiro típicos/as. Ou seja, que características físicas representam a maioria dos/as brasileiros/as? Qual a cor da pele? Qual a altura? Qual a cor dos olhos? São magros? São gordos? Qual a idade? Como são os seus cabelos? Onde moram (em que cidade, em que bairro)? Têm que profissão?
À medida que os/as estudantes forem falando vá anotando no quadro, de modo que as características fiquem ao lado do boneco e da boneca. Ao terminar, leia em voz alta as principais características que representam os/as brasileiros/as segundo os/as estudantes instigue a turma a refletir sobre representatividade na mídia, a partir da seguinte questão:
● Vocês veem esse/essa brasileiro/a representado/a na televisão, nas capas de revistas, nos filmes, nas novelas, nos anúncios publicitários?
Após ter introduzido o tema, com ajuda do material de apoio disponível ao final deste documento, faça uma explanação sobre o assunto, apresentando as características da maioria da população brasileira e como elas não condizem com o que aparece nos conteúdos midiáticos, focando especificamente na publicidade.
Em seguida, mostre um exemplo de anúncio pouco diverso socialmente (disponíveis no slide da
aula) e convide os/as estudantes a fazerem uma análise dele juntamente com você. Algumas perguntas para guiar a análise e discussão?
● Qual produto é anunciado neste anúncio?
● Que sensação ou sentimento o anúncio transmite para quem o ver?
● Como é o cenário do anúncio? Representa a casa da maioria das pessoas que vivem no Brasil?
● Que pessoas estão neste anúncio? Como elas são? Brancas, negras, altas, baixas, jovens, velhas, magras, gordas, bonitas, feias, ricas, pobres etc.?
● Este anúncio mostra pessoas parecidas com as que vocês conhecem?
● Que grupos de pessoas ganham destaque com este anúncio? E quais grupos de pessoas são invisibilizados?
● Podemos dizer que as pessoas que aparecem neste anúncio representam a maioria dos/das brasileiros/as?
● Como essa falta de diversidade de pessoas nos anúncios pode influenciar o dia a dia das famílias brasileiras?
Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula a partir da seguinte reflexão:
● A publicidade nos mostra todos os dias, das mais diversas formas, modelos de como ser, se vestir, agir, se relacionar. Como vimos na aula de hoje, o problema é que, pelas lentes da publicidade, a sociedade brasileira é muito pouco diversa. Os anúncios excluem vários grupos sociais e algumas das consequências dessa prática, principalmente para crianças e adolescentes, são: sentimento de inferioridade, negação da própria natureza e insegurança. Por isso, é importante que a gente pensar sobre isso e cobrar da mídia em geral que compartilhem conteúdos mais representativos.
Em seguida, separe os/as estudantes em duplas ou trios e peça para que reconstruam o anúncio analisado nesta aula, de modo que ele passe a representar a maioria da população brasileira. Para isso, disponibilize folhas de papel A4, revistas impressas, cola, tesoura, lápis de cor e canetinhas.
Ao concluírem suas produções, as duplas ou trios devem socializar suas criações, explicando o que estão anunciando e por que escolheram anunciar dessa forma.
Organize um espaço para a exposição das produções, se possível em local comum da escola, para que os/as demais estudantes possam ter acesso.