Roteiro de atividade

O que eu mudaria na publicidade? 

Objetivos de aprendizagem

● Identificar e analisar a falta de diversidade social nos anúncios publicitários.

● Refletir criticamente sobre a influência da publicidade nos modos de ser, pensar e vivenciar o mundo.

● Sintetizar de maneira crítica e criativa conhecimentos sobre a importância da representatividade na publicidade e na mídia em geral.

Habilidades mídia-educativas trabalhadas

● Crítica

● Criativa

● Cultural

● Cidadã

Recursos

Impressão de materiais (anúncios e figura com bonecos). Fita adesiva. Revistas que possam ser recortadas. Tesoura sem ponta. Cola branca. Folhas A4.

Metodologia

Exposição do tema. Discussão em grupo. Atividade de colagem.

ROTEIRO DA ATIVIDADE

Introdução (10 minutos)

Inicie a aula fixando no quadro a figura de um boneco e uma boneca, disponível no material de apoio ao final deste documento. 

Em seguida, peça para os/as estudantes descreverem fisicamente uma brasileira e um brasileiro típicos/as. Ou seja, que características físicas representam a maioria dos/as brasileiros/as? Qual a cor da pele? Qual a altura? Qual a cor dos olhos? São magros? São gordos? Qual a idade? Como são os seus cabelos? Onde moram (em que cidade, em que bairro)? Têm que profissão?

À medida que os/as estudantes forem falando vá anotando no quadro, de modo que as características fiquem ao lado do boneco e da boneca. Ao terminar, leia em voz alta as principais características que representam os/as brasileiros/as segundo os/as estudantes instigue a turma a refletir sobre representatividade na mídia, a partir da seguinte questão:

● Vocês veem esse/essa brasileiro/a representado/a na televisão, nas capas de revistas, nos filmes, nas novelas, nos anúncios publicitários? 


Desenvolvimento (20 minutos)

Após ter introduzido o tema, com ajuda do material de apoio disponível ao final deste documento, faça uma explanação sobre o assunto, apresentando as características da maioria da população brasileira e como elas não condizem com o que aparece nos conteúdos midiáticos, focando especificamente na publicidade.

Em seguida, mostre um exemplo de anúncio pouco diverso socialmente (disponíveis no slide da

aula) e convide os/as estudantes a fazerem uma análise dele juntamente com você. Algumas perguntas para guiar a análise e discussão?

 ● Qual produto é anunciado neste anúncio?

● Que sensação ou sentimento o anúncio transmite para quem o ver?

● Como é o cenário do anúncio? Representa a casa da maioria das pessoas que vivem no Brasil?

● Que pessoas estão neste anúncio? Como elas são? Brancas, negras, altas, baixas, jovens, velhas, magras, gordas, bonitas, feias, ricas, pobres etc.?

● Este anúncio mostra pessoas parecidas com as que vocês conhecem? 

● Que grupos de pessoas ganham destaque com este anúncio? E quais grupos de pessoas são invisibilizados? 

● Podemos dizer que as pessoas que aparecem neste anúncio representam a maioria dos/das brasileiros/as?

● Como essa falta de diversidade de pessoas nos anúncios pode influenciar o dia a dia das famílias brasileiras? 


Fechamento (20 minutos)

Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula a partir da seguinte reflexão:

● A publicidade nos mostra todos os dias, das mais diversas formas, modelos de como ser, se vestir, agir, se relacionar. Como vimos na aula de hoje, o problema é que, pelas lentes da publicidade, a sociedade brasileira é muito pouco diversa. Os anúncios excluem vários grupos sociais e algumas das consequências dessa prática, principalmente para crianças e adolescentes, são: sentimento de inferioridade, negação da própria natureza e insegurança. Por isso, é importante que a gente pensar sobre isso e cobrar da mídia em geral que compartilhem conteúdos mais representativos.

Em seguida, separe os/as estudantes em duplas ou trios e peça para que reconstruam o anúncio analisado nesta aula, de modo que ele passe a representar a maioria da população brasileira. Para isso, disponibilize folhas de papel A4, revistas impressas, cola, tesoura, lápis de cor e canetinhas.  

Ao concluírem suas produções, as duplas ou trios devem socializar suas criações, explicando o que estão anunciando e por que escolheram anunciar dessa forma.

Organize um espaço para a exposição das produções, se possível em local comum da escola, para que os/as demais estudantes possam ter acesso.

Material de apoio