Publicação voltada para educadores/as que desejam praticar educação midiática com foco na publicidade. Com linguagem simples e lúdica, apresenta o modelo de literacia publicitária desenvolvido e usado pelo OPSlab, e oferece sugestões de atividades para que educadores/as estimulem crianças e adolescentes a se apropriarem da publicidade de forma crítica, criativa e cidadã.
Para baixar gratuitamente o caderno, clique aqui.
Publicação voltada para comunicadores em formação com interesse em ampliar suas percepções críticas sobre a publicidade. Reúne reflexões de mestrandos e graduandos em Comunicação sobre como suas formações são atravessadas pelas práticas educomunicativas vivenciadas na extensão. São 11 relatos que problematizam a relação entre publicidade, educação e cidadania.
Para baixar gratuitamente o caderno, clique aqui.
Livreto criado por Geovanna Marques como resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica que investigou a hibridização entre publicidade e conteúdos educativos. O material tem como objetivo apoiar educadores na identificação de práticas de publicidade infantil presentes em materiais ditos educacionais. Para isso, inclui um checklist simples, pensado para facilitar a análise e destacar sinais — muitas vezes sutis — de estratégias publicitárias dirigidas às crianças.
Para baixar gratuitamente o livreto, clique aqui.