Roteiro de atividade

Publicidade e sites de redes sociais

Objetivos de aprendizagem

● Desenvolver a reflexão sobre os hábitos de acesso aos sites de redes sociais.

● Identificar como os hábitos de acesso aos sites de redes sociais são permeados por estímulo ao consumo de marcas e produtos.

● Diferenciar formatos e estratégias de publicidade nos sites de redes sociais.

● Avaliar e produzir informação de maneira crítica sobre a influência dos sites de redes sociais no desejo de comprar produtos e usar serviços.

Habilidades mídia-educativas trabalhadas

● Crítica

● Criativa

● Cultural

Recursos

Quadro negro ou branco. Giz ou caneta piloto. Projetor.

Metodologia

Exposição do Tema. Discussão. Aplicação de exercício.

ROTEIRO DA ATIVIDADE

Introdução (10 minutos)

Peça os/as estudantes para listarem os sites de redes sociais que conhecem (por exemplo, Facebook, Instagram, YouTube, TikTok, Twitter) e escreva no quadro os nomes que mencionarem. 

Em seguida, explique que nessa aula eles/as vão desenvolver competências que lhes permitem analisar como funcionam esses sites. Ou seja, suas características, os elementos que o compõem, a sua dinâmica de interação entre usuários e, principalmente, a lógica de estimular o consumo de marcas e produtos que sustenta tais sites.

Depois, introduza o tema levantando questões a fim de mapear os hábitos dos/as estudantes de acesso às redes sociais digitais. Sugestões de questões:

● Que sites de redes sociais vocês costumam acessar?

● Quantas horas por dia costumam passar acessando-os?

● O que mais gostam de fazer nesses sites?

● Quem costuma curtir/seguir (amigos, celebridades, marcas/empresas)?


Posteriormente, estimule a reflexão sobre a lógica mercadológica que sustenta os sites de redes sociais, lançando as seguintes perguntas:

● Quem aqui paga para acessar esses sites?

● Então, se não precisamos pagar para acessá-los, como empresas como Facebook, YouTube e Instagram ganham dinheiro? Já pararam para pensar nisso?


Desenvolvimento (30 minutos)

Após ter introduzido o tema, com ajuda do material de apoio disponível ao final deste documento, faça uma explanação sobre o assunto, apresentando: 

● A definição e as características desse tipo de site;

● A dinâmica de interação que pode ser entre pessoas, mas também entre pessoas e marcas/empresas;

● Formatos e estratégias publicitárias diretas (com a intenção de convencer ao consumo apresentada de forma clara): anúncios antes e depois de vídeos no YouTube, entre posts no Facebook, entre stories no Instagram.

● Formatos e estratégias publicitárias indiretas (com a intenção de convencer ao consumo apresentadas de maneira disfarçada): vídeos “de recebidos” de influenciadores digitais, filtros do Instagram produzidos por marcas, produtos inseridos em filmes, séries e jogos.

Finalizada a explanação, provoque a reflexão da turma sobre a influência desses dois tipos de anúncios (direto e indireto). Algumas questões para estimular a discussão:

● Quais desses formatos apresentados é mais fácil de identificar como um anúncio? Por quê?

● Qual deles chama mais atenção, é mais atrativo para vocês? Por quê?

● Qual deles influencia mais o desejo de compra de vocês? Por quê?

● Você já viu algum conteúdo (vídeo, post, storie, tweet, foto etc.) nos sites de redes sociais sem perceber que era publicidade? Como se sentiu quando percebeu?


Fechamento (10 minutos)

Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula a partir da seguinte reflexão:

● Os sites de redes sociais trouxeram muitas facilidades para nossas vidas. Por meio deles, podemos conhecer novas pessoas, conversar com amigos que estão longe, publicar fotos e textos, compartilhar informações. Mas é muito importante que saibamos que, ao usar esses sites, estamos expostos a um grande número de anúncios de produtos e serviços. Algumas vezes é até fácil identificá-los, mas outras nem tanto. 

● Como podemos ficar mais espertos em relação aos anúncios nos sites de redes sociais? Após assistir essa aula, que dicas poderíamos dar para outras pessoas sobre como identificar, desviar e resistir aos conteúdos de marcas que disputam nossa atenção o tempo todo nas redes com o objetivo de estimular a nossa vontade de ter determinados produtos e usar certos serviços?

À medida que os/as estudantes forem mencionando possíveis dicas, vá escrevendo-as no quadro, de modo a construírem uma espécie de “Guia Rápido de dicas sobre publicidade nos sites de redes sociais”.

Você pode estimular e contribuir com a discussão, usando informações disponíveis na “Trilha de reflexão sobre publicidade”, disponível como material de apoio ao final deste documento.


Exercício para casa

O que o perfil de um/a influenciador/a digital diz sobre o meu consumo?

Convide os/as estudantes a acessarem, em casa, um perfil de algum influenciador/a digital que sigam ou curtam nas redes sociais, observem suas publicações e como produtos e marcas estão presentes nelas. 

Posteriormente, peça para que escrevam um texto opinativo em formato de tweets (ver modelo disponível no material de apoio) sobre a influência que ele ou ela exerce no que consomem ou desejam consumir. 


Passo a passo do exercício

1) Acesse o perfil de um/a influenciador/a digital em uma rede social digital que você curta. 

2) Observe o conteúdo das suas publicações:

● De que assuntos trata (beleza, esporte, games, piada, viagem, ciência etc.)?

● Como ele ou ela faz isso (com uso de vídeos, textos, imagens etc.)?

● Como os anúncios aparecem no seu perfil (publicidade direta, indireta ou as duas)? 

3) Agora escreva um texto opinativo em forma de 3 tweets sobre o tema influenciadores digitais, publicidade e desejo de consumo? 

Sugestão de organização dos tweets:

1º tweet: Descreva sobre o conteúdo de um/a influenciador/a digital que você segue/curte.

2º tweet: Fale sobre o tipo de publicidade que aparece no perfil desse/a influenciador/a

3º tweet: Avalie como esse/a influenciador/a tenta influenciar suas compras e desejos por produtos, marcas, estilo de vida etc.

Material de apoio