EXTENSÃO

Conheça nossas atividades de integração entre universidade e sociedade

O começo de tudo

Em 2018, foi criado o projeto de extensão OPS - Observatório sobre Publicidade e Sociedade, vinculado ao Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Com o objetivo de promover a reflexão sobre a publicidade em uma perspectiva social, o OPS desenvolveu diversas ações como: cine debates, rodas de conversa, oficinas de literacia publicitária em escolas públicas, produção de análises críticas sobre publicidade.

Em 2021, percebendo que o projeto já não comportava tudo que fazíamos, criamos o OPSlab - Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade, que nada mais é do que é uma expansão do OPS a fim de articular ensino, pesquisa e extensão.

Conheçam as nossas atividades extensionistas a seguir!

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

NOSSAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Oficinas de literacia publicitária

Ministradas pelos integrantes do laboratório para estudantes de escolas públicas de Cuiabá e região metropolitana. Têm o objetivo de promover a cidadania comunicativa por meio do fomento de habilidades de literacia publicitária.

Rodas de conversa e cine debates

Eventos que reúnem estudantes e profissionais da área de Comunicação, educadores e movimentos socias para dialogar e re-pensar a comunicação como práxis político-pedagógica. Confira sobre o último CineOPS, realizado no SESC Arsenal, poucos dias antes da implementação das medidas sanitárias no Brasil em relação à pandemia de covid-19.

Produção de conteúdo

Produção de conteúdo crítico, analisando fenômenos comunicacionais e midiáticos contemporâneos, que são compartilhados no nosso blog e perfis de sites de redes sociais. Acesse aqui a página do nosso blog.

Fichas pedagógicas

Desenvolvimento de propostas de atividades de literacia publicitária voltadas para o ensino fundamental da educação básica. Acesse aqui a página das nossas atividades.

Minuto OPS

Mini podcast para debater de forma rápida e prática temas relacionados a comunicação e a literacia publicitária, contando com a participação de convidados professores e/ou pesquisadores. Você pode nos ouvir no nosso canal do Youtube ou no canal do IGTV.