FICHAS PEDAGÓGICAS


Educação por meio das mídias

Articulando as contribuições de García Canclini (2010), acerca da inter-relação entre consumo e cidadania, com as de Tânia Hoff (2007), sobre o potencial do uso pedagógico do texto publicitário, as fichas pedagógicas do OPSlab estão estruturadas nos três eixos temáticos descritos a seguir.

Pensando o gênero publicitário

Atividades que estimulam a reflexão sobre formatos, linguagens e estratégias usadas pela comunicação publicitária.

Pensando sobre si e o outro

Atividades que usam o texto publicitário para pensar temas como identidade, representação e representatividade

Pensando o entorno social

Atividades que usam o texto publicitários para pensar o contexto social e ambiental em que estamos inseridos.

As propostas de atividades que você encontrará aqui buscam estimular a formação de sujeitos críticos, criativos e implicados com a transformação social.



Para isso, com base em Monica Fantin (2011), o objetivo é trabalhar habilidades mídia-educativas em quatro dimensões: cultural, crítica, criativa e cidadã.

Na dimensão cultural, estimula-se a ampliação do repertório cultural por meio da discussão de temas sociais que atravessam a publicidade.

Na dimensão crítica, fomenta-se habilidades para avaliar ética e esteticamente o conteúdo publicitário.

Na dimensão criativa, incentiva-se a expressão e a produção de informação de maneira crítica e responsável.

Por fim, na dimensão cidadã, busca-se promover a conscientização social e estimular o uso de recursos de mídia para construção de narrativas voltadas à transformação da realidade.

Clique aqui para visualizar algumas das nossas referências bibliográficas.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. In: Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 2010. p. 227-227.

FANTIN, Monica. Mídia-educação: aspectos históricos e metodológicos. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 27-40, 2011.

HOFF, Tânia Márcia Cezar. O texto publicitário como suporte pedagógico para a construção de um sujeito crítico. Comunicação & Educação, v. 12, n. 2, p. 29-38, 2007.

MATA, Maria Cristina. Comunicación y ciudadanía: problemas teórico-políticos de su articulación. Revista Fronteiras – estudos midiáticos. São Leopoldo, RS, VIII (1), janeiro/abril, 2006, p. 5-15.

Vamos promover a educação para a cidadania comunicativa?

Confira as fichas pedagógicas do OPSlab e fique à vontade para baixar, compartilhar e customizar.

Mas, por favor, não se esqueça de nos indicar como fonte.

PENSAR O GÊNERO PUBLICITÁRIO

Apresenta uma introdução sobre a publicidade, propondo reflexões sobre formatos, características, e influências. Confira como aplicar

Reflete sobre a publicidade nos sites de redes sociais e sua influência nos hábitos e desejos de consumo. Confira como aplicar

Discute a publicidade que se camufla no entretenimento audiovisual, bem como sua influência nos desejos de consumo. Confira como aplicar

PENSAR A SI E O OUTRO ATRAVÉS DA PUBLICIDADE

Estimula a reflexão crítica sobre aspectos sociais e culturais visibilizados, bem como invisibilizados na publicidade. Confira como aplicar

Problematiza a falta de diversidade na publicidade e como isso pode afetar nossa maneira de ver e atuar no mundo. Confira como aplicar

PENSAR O ENTORNO SOCIAL ATRAVÉS DA PUBLICIDADE

Conscientiza sobre como opera a indústria têxtil para além dos anúncios publicitários, e o seu impacto social e ambiental. Confira como aplicar

Estimula a consciência crítica sobre as contradições entre discurso e práticas das marcas que consumimos. Confira como aplicar

Aborda a diferença entre consumo e consumismo. Estimula a criação de ações que contribuam para o consumo cidadão. Confira como aplicar