FICHAS PEDAGÓGICAS
Educação por meio das mídias
Articulando as contribuições de García Canclini (2010), acerca da inter-relação entre consumo e cidadania, com as de Tânia Hoff (2007), sobre o potencial do uso pedagógico do texto publicitário, as fichas pedagógicas do OPSlab estão estruturadas nos três eixos temáticos descritos a seguir.
Pensando o gênero publicitário
Atividades que estimulam a reflexão sobre formatos, linguagens e estratégias usadas pela comunicação publicitária.
Pensando sobre si e o outro
Atividades que usam o texto publicitário para pensar temas como identidade, representação e representatividade
Pensando o entorno social
Atividades que usam o texto publicitários para pensar o contexto social e ambiental em que estamos inseridos.
As propostas de atividades que você encontrará aqui buscam estimular a formação de sujeitos críticos, criativos e implicados com a transformação social.
Para isso, com base em Monica Fantin (2011), o objetivo é trabalhar habilidades mídia-educativas em quatro dimensões: cultural, crítica, criativa e cidadã.
Na dimensão cultural, estimula-se a ampliação do repertório cultural por meio da discussão de temas sociais que atravessam a publicidade.
Na dimensão crítica, fomenta-se habilidades para avaliar ética e esteticamente o conteúdo publicitário.
Na dimensão criativa, incentiva-se a expressão e a produção de informação de maneira crítica e responsável.
Por fim, na dimensão cidadã, busca-se promover a conscientização social e estimular o uso de recursos de mídia para construção de narrativas voltadas à transformação da realidade.
Clique aqui para visualizar algumas das nossas referências bibliográficas.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. In: Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 2010. p. 227-227.
FANTIN, Monica. Mídia-educação: aspectos históricos e metodológicos. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 27-40, 2011.
HOFF, Tânia Márcia Cezar. O texto publicitário como suporte pedagógico para a construção de um sujeito crítico. Comunicação & Educação, v. 12, n. 2, p. 29-38, 2007.
MATA, Maria Cristina. Comunicación y ciudadanía: problemas teórico-políticos de su articulación. Revista Fronteiras – estudos midiáticos. São Leopoldo, RS, VIII (1), janeiro/abril, 2006, p. 5-15.
Vamos promover a educação para a cidadania comunicativa?
Confira as fichas pedagógicas do OPSlab e fique à vontade para baixar, compartilhar e customizar.
Mas, por favor, não se esqueça de nos indicar como fonte.
PENSAR O GÊNERO PUBLICITÁRIO
Apresenta uma introdução sobre a publicidade, propondo reflexões sobre formatos, características, e influências. Confira como aplicar
Reflete sobre a publicidade nos sites de redes sociais e sua influência nos hábitos e desejos de consumo. Confira como aplicar
Discute a publicidade que se camufla no entretenimento audiovisual, bem como sua influência nos desejos de consumo. Confira como aplicar
PENSAR A SI E O OUTRO ATRAVÉS DA PUBLICIDADE
Estimula a reflexão crítica sobre aspectos sociais e culturais visibilizados, bem como invisibilizados na publicidade. Confira como aplicar
Problematiza a falta de diversidade na publicidade e como isso pode afetar nossa maneira de ver e atuar no mundo. Confira como aplicar
PENSAR O ENTORNO SOCIAL ATRAVÉS DA PUBLICIDADE
Conscientiza sobre como opera a indústria têxtil para além dos anúncios publicitários, e o seu impacto social e ambiental. Confira como aplicar
Estimula a consciência crítica sobre as contradições entre discurso e práticas das marcas que consumimos. Confira como aplicar
Aborda a diferença entre consumo e consumismo. Estimula a criação de ações que contribuam para o consumo cidadão. Confira como aplicar